RECEITA: Camarão (flambado na cachaça!) na Moranga POR GUI POULAIN

Na receita dessa semana temos um Camarão na Moranga! O diferencial dessa vez fica em rechear a moranga com um purê de abóbora, feito com leite de coco. O camarão é flambado na cachaça! Dá pra fazer em morangas pequenas e individuais como na foto, pra servir numa festa, ou também montar tudo em um refratário e servir direto na mesa! Veja o vídeo abaixo.



INGREDIENTES

6 mini morangas
1 cebola picada em cubinhos
600 g de abóbora japonesa picada em cubos médios
600 g de camarão
200 ml (3/4 de xícara) de leite de coco
200 ml (3/4 de xícara) de água
150 g de catupiry
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
3 colheres (sopa) de cachaça
Azeite
Sal
Pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Pincele as mini morangas com azeite e cubra-as com papel alumínio – use o lado brilhante para dentro. Leve ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos, até que fiquem macias.

Refogue a cebola em um fio de azeite até ficar transparente. Acrescente a abóbora e refogue. Junte a água e deixe cozinhar. Junte o leite de coco e o gengibre e deixe cozinhar em fogo baixo até que a abóbora esteja macia. Bata tudo no liquidificador, processador ou mixer. Tempere com sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e doure os camarões, dos dois lados, rapidamente. Tempere com sal. Coloque a cachaça numa concha e leve-a na beirada da chama, no fogão. Assim que começar a pegar fogo, vire sobre os camarões, flambando-os.

Com uma faca afiada corte uma “tampa” em cada moranga. Com uma colher retire as sementes, tomando cuidado para não perfurar as mini morangas. Coloque creme de abóbora, camarões e catupiry. Leve ao forno a 200°C por 10 minutos, só para aquecer tudo – camarão não pode cozinhar por muito tempo! Sirva a seguir.


SaveSave


Gui Poulain é o cozinheiro por trás do blog Moldando Afeto, do canal O Chef e a Chata e agora também da Tamarindo. É autor do livro de receitas Cartas Amarelas.

- - - - - - - - - - - - - - - -

CONVERSATION

0 comentários:

Post a Comment