RECEITA: Salada de Abobrinha e Frango - por Gui Poulain

Tenho a sorte e privilégio de ter um namorado que é chef de cozinha. Pedi com carinho pra eu replicar algumas das receitas low-carb que ele tem e a primeira que compartilho é essa salada de abobrinha com frango que leva apenas 15min pra ser feita.

Uma das mágicas da comida low-carb é que você consegue fazer um prato lindo e saboroso muito rápido, sem muita firula e cheio de sabor. Várias vezes eu acordo 20 minutos mais cedo pra preparar meu almoço do dia. Costumo levar pro trabalho uma marmita com alguma coisa fácil e rápida que faço pela manhã enquanto passo o café e rego as plantas! Essa receita é um exemplo.



A base da receita é uma abobrinha crua fatiada bem fininha temperada com limão e hortelã.

INGREDIENTES 
1 abobrinha italiana
1 tomate grande
1 punhado de folhinhas de hortelã frescas
1/2 maço de rúcula
400 g de peito de frango em pedaços médios
suco de 1 limão
sal, páprica picante, azeite, pimenta do reino
1 punhado de queijo ralado

MODO DE PREPARO

Lave bem a abobrinha e o tomate. Seque-os. Com um descascador de legumes, faça fatias finas e compridas da abóbora, desde a casca. Comece por um lado, e assim que começar a chegar na parte mais central, com as sementes, vire e vá fazendo mais tiras, deixando só o miolinho da abobrinha (que é meio mole). Esse miolinho pode ser picado e usado em outras preparações, como sopa de legumes ou mesmo num caldo de legumes. Pique o tomate em cubinhos, retirando as sementes. Rasgue as folhas de hortelã e a rúcula com as mãos. Monte a salada nos pratos: abobrinha, tomate, rúcula e hortelã, tudo misturadinho. Regue tudo com o suco de limão (usei 1 limão para os três, mas se preferir menos azedinho, use menos. Reserve. Numa frigideira aqueça azeite. Junte os pedaços médios de frango e tempere tudo com sal e um pouquinho de páprica picante. Deixe dourar rapidamente dos dois lados, sempre mexendo com uma pinça para que o frango não perca líquido. A vantagem dos pedaços não serem grandes é que não resseca tanto e fica pronto bem rápido (um filé de frango precisa ter adição de água para grelhar sem ressecar e demora um pouco mais pra cozinhar). Tempere a salada com sal, pimenta do reino e azeite e coloque os pedaços de frango sobre ela. Rale um pouquinho de queijo e coma em seguida.

Fácil, né?! E fica uma delícia. A abobrinha é um dos meus vegetais favoritos e um super coringa na cozinha. Essa receita você ainda pode aproveitar o miolo da abobrinha pra fazer uma sopa ou um caldo e as variações de sabores são imensas.

Gui Poulain é o cozinheiro por trás do blog Moldando Afeto, do canal O Chef e a Chata e agora também da Tamarindo. É autor do livro de receitas Cartas Amarelas.

- - - - - - - - - - - - - - - -

CONVERSATION

0 comentários:

Post a Comment